1. Introduz um nível de referência indireta no acesso a um objeto. A referência indireta adicional tem muitos usos, dependendo do tipo de proxy:
1.1. Um proxy remoto pode ocultar o fato de que um objeto reside num espaço de endereçamento diferente.
1.2. Um proxy virtual pode executar otimizações, tais como a criação de um objeto sob demanda.
1.3. Tanto proxies de proteção como smart referências permitem tarefas adicionais de organização (housekeeping) quando um objeto é acessado.
Oculta do cliente a otimização chamada de copy-on-write, que está relacionada à criação de um objeto sob demanda. A abordagem copy-on-write, que copia o objeto somente quando há uma operação que modifica o mesmo, pode reduzir significativamente o custo computacional da cópia de objetos muitos pesados.
Permite que operações otimizadas e proteção de acesso sejam feitas a partir da utilização de um objeto substituto(surrogate), e essa vantagem é considerada a principal do uso do padrão proxy.
Desvantagens
Com a utilização de um substituto para um Proxy podem ser feitas desde operações otimizadas até proteção de acesso ao objeto o que foi considerado uma vantagem, no entanto isto também pode ser visto como um problema, pois, como a responsabilidade de um proxy não é bem definida é necessário conhecer bem seu comportamento para decidir quando utilizá-lo ou não.